ESTÍMULAÇÃO VISUAL PRECOCE e REABILITAÇÃO VISUAL COM ÊNFASE EM MODULAÇÃO NEURAL E NEUROVISÃO:

A visão é um dos principais sentidos responsáveis pelo desenvolvimento psicomotor das crianças, pois gera o interesse dos pequenos pelo mundo ao seu redor. A ausência de estímulo visual pode gerar problemas com altas repercussões, podendo comprometer o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

A percepção visual é a capacidade de interpretar a imagem que se recebe através do sistema visual, sendo que a visão central de desenvolve do nascimento até cerca de 8 anos, podendo se aprimorar ou se deteriorar de acordo com a qualidade da informação visual.

A habilidade visual pode ser desenvolvida com um programa sequencial de exigências visuais, e a isto chamamos Estimulação Visual. Se faz necessário é fundamental que o bebê/criança receba informações clara e precisas!

A criança que possui baixa visão não se interessa automaticamente pelo que está em sua volta, por isso, é necessário estímulos que irão desenvolver suas funções visuais. Outro exemplo claro que pode atrapalhar a maturação da visão do neonato é o estrabismo.

Com isso ocorre uma diminuição da visão do olho desprezado e consequentemente atrasos no desenvolvimento de figura fundo, coordenação olho mão e futuramente a escrita. As questões neurológicas não relacionadas à lesões dos pares cranianos ou lesões cerebrais em áreas responsáveis pela visão, como hipotonia e hipertonia, também podem causar desvios oculares e diminuição da visão.

Portanto, a visão é uma função aprendida, e sua qualidade pode ser melhorada com treinamento durante um período de tempo adequado.O cérebro se molda pela experiência e pela prática, é o que chamamos de plasticidade cerebral. Isso tem tudo a ver com a aprendizagem e com a reabilitação visual, porque somos capazes de criar novas conexões neurais, apesar da perda ou debilidade de uma função, como a visão. É aí que a ESTIMULAÇÃO VISUAL E OUTRAS TÉCNICAS DE NEURORREABILITAÇÃO visual entram!

Assim, mostramos que com atividades lúdicas adequadas é possível ensinar o cérebro a ver e habilitar a criança a enxergar usando da melhor forma todo o seu resíduo visual com os demais sentidos. E estimular é ótimo, tanto para a maturação natural do sistema visual, como nos casos de doenças oculares e cerebrais que impactam no desenvolvimento da visão.