PSICOMOTRICIDADE :
Tem como principal finalidade desenvolver as competências motoras, cognitivas e socioafetivas, através do corpo e do movimento livre e espontâneo em interação física, simbólica e cognitiva com o meio (Aragón, 2007).
A teoria e a prática da psicomotricidade nascem, estabelecem-se, criam-se e manifestamse a partir da experiência, sendo que através de uma abordagem corporal, a personalidade do indivíduo e as suas potencialidades em todos os aspetos (motor, afetivo-social, comunicativo-linguístico e intelectual-cognitivo) são desenvolvidas (Riaño, 2002).
Como ponto de partida para a intervenção psicomotora com crianças tem-se a atividade lúdica, que atua como facilitador da interação com o meio e da comunicação com o terapeuta (Carvalho, 2005).
Como tal, podem ser utilizadas várias metodologias de intervenção, nomeadamente, técnicas de relaxação e consciencialização corporal, terapias expressivas, atividades lúdicas, atividades de recreação terapêutica, atividade motora adaptada e atividades de consciencialização motora, associando sempre a atividade representativa e simbólica (APP, 2012).
Nas idades pré-escolares, a psicomotricidade é indispensável no processo de alfabetização, dado que o movimento é a base para que a criança obtenha o conhecimento do que está ao seu redor, através do corpo e das percepções e sensações.
A psicomotricidade permite assim desenvolver competências psicomotoras, tais como: coordenação global, coordenação visuo-motora, imagem e esquema corporal, organização espacial e temporal, discriminação visual e auditiva, as quais constituem os 7 pressupostos para a aprendizagem da leitura e escrita (Nogueira, Carvalho e Pessanha, 2007 cit in Bermudez, 2013).