MÉTODO THERASUIT® :

Foi desenvolvido por Izabela e Richard Koscielny (2002) e consiste em um programa intensivo e individualizado que visa o ganho de força em crianças com paralisia
cerebral, utilizando o Suit (veste) e a Universal Exercise Unit (gaiola com acessórios) combatendo os efeitos do desuso e imobilização.

A literatura mostra que em comparação com outras terapias convencionais, o método é mais efetivo, uma vez que trabalha com princípios do treino de força e alta frequência.

Treina o corpo exatamente da mesma forma que o de uma criança não acometida pela paralisia cerebral. É um programa estruturado com o intuito de promover o crescimento e o desenvolvimento da criança, indicado àquelas com paralisia cerebral, pós acidente vascular cerebral, pós traumatismo craniano, com danos na medula espinhal e disfunções neuromusculares.

Os principais objetivos do método são: regularizar o tono muscular da criança, aumentar a variedade dos movimentos ativos, aumentar força e resistência, controlar os grupos musculares que acabaram de ganhar força, permitindo que a criança melhore suas habilidades funcionais, sendo um trabalho que visa a independência.

A veste do TheraSuit®: consiste em uma órtese suave, e serve de um artifício seguro e efetivo que usado combinado com o programa intensivo de exercícios acelera o progresso da criança, proporcionando: melhora da propriocepção,
reintegração de reflexos patológicos, restauração de padrões de movimento e postura apropriadas, estabilização externa e suporte aos músculos fracos, correção do alinhamento corporal, estimulações sensoriais, melhora da produção oral e fluência, aceleração do progresso dos movimentos e habilidades recém-aprendidas.